Notícias /

Curso Salve uma Vida: HGRS treina público não-médico para emergências cardiológicas

02/05/2017 13:54

A Coordenação da Residência de Anestesiologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, a partir deste mês, a capacitação para reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de uma parada cardiorrespiratória, ou seja, o treinamento em Suporte Básico à Vida (BLS – Basic Life Suport). A ação será realizada, inicialmente, para os trabalhadores da unidade. Em um segundo momento, serão envolvidos os representantes das comunidades vizinhas à instituição.

Idealizado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) – por meio de seu presidente, o médico do HGRS Ricardo Almeida de Azevedo -, o curso Salve uma Vida percorre todo o país e é direcionado à população em geral (não-médicos). No Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, cada turma é composta por, no máximo, 20 alunos, e tem a duração de uma hora e meia.

As primeiras turmas acontecerão na manhã do dia 10 de maio (quarta-feira) e os interessados devem se inscrever até o dia 5 (sexta-feira), na Coordenação de Recursos Humanos (RH – HGRS), das 8 às 16h. Serão emitidos certificados de participação para quem completar o curso.

Programação de 10 de maio:

Turma 1 – 8 às 9h30

Lanche – 9h30 às 10h

Turma 2 – 10 às 11h30

Competências ensinadas no curso:

• Reconhecer e tratar os sinais de obstrução respiratória

• Fazer o diagnóstico de parada respiratória e parada cardíaca

• Saber como proceder para ativar o sistema de saúde

• Aprender como fazer reanimação de qualidade

Informações adicionais sobre a ação no Hospital Roberto Santos: (71) 3103-8859 (RH – HGRS).

Informações adicionais sobre o curso Salve uma Vida: www.sba.com.br (portal da Sociedade Brasileira de Anestesiologia).

Ascom do HGRS
Roberto Santos/salve

Notícias relacionadas