Palestras sobre o tratamento da Hepatite C na Fimae – Farmácia Integrada de Medicamentos da Atenção Especializada

02/05/2017 12:54

A Farmácia Integrada de Medicamentos da Atenção Especializada (Fimae), com apoio da Diretoria da Assistência Farmacêutica (DASF/SAFTEC), e em parceria com o Hospital Especializado OctávioMangabeira (HEOM), realizou na semana passada, palestras sobre a Hepatite C e seu tratamento medicamentoso.

Contando com equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, o evento objetivou orientar os pacientes que iniciarão seus esquemas terapêuticos, contribuindo para a efetividade do tratamento. Os pacientes são informados sobre a adesão ao tratamento, controle dos efeitos adversos, possíveis interações com outros medicamentos e ervas medicinais.

A hepatite C é uma doença que exige disciplina do paciente e uma sólida relação com os profissionais de saúde, com a rápida identificação de situações que interfiram no resultado do tratamento. O principal objetivo do atual Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C do Ministério da Saúde é aumentar a expectativa e a qualidade de vida do paciente, diminuir a incidência de complicações da doença hepática crônica e reduzir a transmissão do HCV.

A prevenção da doença requer atitudes e práticas seguras, como o uso adequado do preservativo e o não compartilhamento de instrumentos pérfuro cortantes e objetos de higiene pessoal, como escovas de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. Essas orientações servem para todos e são transmitidas durante o atendimento aos portadores do HCV, em razão de não existir vacina contra o vírus.

Fonte: Assistência Farmacêutica
Farmabase/hepatite