Projeto que investirá R$670 mi na RMS é apresentado a gestores

11/05/2017 14:55

O Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador – Prosus – foi apresentado a gestores municipais de saúde nesta quinta-feira (11), em um encontro que ocorre em Salvador. Os recursos, da ordem de US$ 200 mi financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais a contrapartida do governo estadual de US$ 85 mi, perfazendo um total de US$ 285 mi (cerca de R$ 670 mi), serão investidos nas redes de Atenção Básica, Psicossocial, Urgência e Emergência e na Rede de Atenção Materno-infantil. O Projeto contempla também a construção do Hospital Metropolitano.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a ideia do encontro é mostrar aos gestores, principalmente àqueles que assumiram a pasta da saúde esse ano, a importância do alinhamento das ações para o sucesso do projeto. “Como temos novos gestores, é preciso que trabalhemos juntos para que o Prosus tenha êxito. O estado construíra os equipamentos de saúde, mas o custeio, com exceção das policlínicas e do hospital, será de responsabilidade dos municípios”, pontuou Fábio Vilas-Boas.

Durante a exposição para os representantes das secretarias municipais de saúde foram destacados alguns pontos de relevância do Prosus, como a ampliação da oferta de serviços públicos de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS), expansão do acesso às ações e serviços de saúde com qualidade e resolutividade e desenho e modelagem da rede de atendimento dos 13 municípios que compõem a RMS.

Ascom Sesab
Programa/prosus