Notícias /

Mutirão de Cirurgias chega em Medeiros Neto

14/05/2017 19:12

Neste sábado (14) o Mutirão de Cirurgias começa a atender a população de Medeiros Neto e dos municípios de Itanhem, Vereda, Lajedão e Ibirapuã. A unidade móvel, que ficará estacionada na Praça Gentil Aguillar, no bairro de Aparecida, em Medeiros Neto, inicia o atendimento aos pacientes às 7 horas e vai até as 17 horas. As cirurgias oferecidas pelo mutirão (histerectomia, mioma, hernia e vesícula) serão realizadas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas a partir do dia 10 de junho.

O atendimento começa com as pré-consultas, realizadas em uma unidade móvel com capacidade para atender 180 pessoas por dia. Nesta fase, os pacientes que farão procedimento de vesícula, vão ser submetidos a exames USG e precisam estar em jejum. Já os pacientes que farão histerectomia, deverão levar exame preventivo. Todos os pacientes devem levar resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos. Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Daqui o Mutirão, que é executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), segue para Teixeira de Freitas, onde atende os pacientes nos dias 16, 17 e 18. A unidade móvel ficará no Estacionamento do Shopping Pátio Mix, na Avenida São Paulo. As cirurgias começam no dia 10 de junho, também no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Notícias relacionadas