Notícias /

Bahia adere ao programa federal Saúde na Escola

15/05/2017 20:09

Durante o lançamento da nova campanha estadual de combate ao mosquito Aedes, que aconteceu hoje (15), os secretários estaduais da Saúde e Educação, Fábio Vilas-Boas e Walter Pinheiro, assinaram a adesão ao novo Programa Saúde na Escola, que destina recursos federais para as escolas públicas de qualquer esfera administrativa (municipal, estadual ou federal).

O recurso é repassado a partir do cumprimento de 12 ações consideradas prioritárias. São elas: atualização vacinal dos estudantes: profissionais de saúde vão às escolas; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação (tuberculose, tracoma, hanseniase, etc); prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos Humanos e prevenção de DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo.

O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública através de ações de promoção, prevenção e enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento. O prazo de adesão termina no dia 14 de junho de 2017 e pode ser realizado pela internet, no link https://egestorab.saude.gov.br/. Informações adicionais estão disponíveis na Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017. Cada escola receberá o incentivo federal mínimo de R$ 5.676,00 para envolver até 600 estudantes.