Notícias /

“Pensamento Crítico”: tema da palestra para homenagear enfermeiros no Cedeba

15/05/2017 15:04

A Coordenação de Enfermagem do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) homenageia amanhã (16) os profissionais da Enfermagem, com um encontro às 10 horas, que promoverá discussão da prática de um cuidado sistematizado, aliado a ferramentas para a detecção, intervenção e avaliação da assistência à população. No encontro, será proferida palestra sobre “Pensamento Crítico”, pela enfermeira Sirlei Brito, especialista em Administração e Qualidade Hospitalar e Enfermagem do Trabalho. Ela é enfermeira da Educação Permanente e especialista em Dinâmicas de Grupo e Líder Coach de Carreira.

A palestra integra as comemorações da Semana Brasileira de Enfermagem – de 12 a 20 de maio – quando se homenageiam os profissionais do cuidar. A Enfermagem vem se solidificando a luz de uma base humanística, revigorando seus valores, mudando fatos que moldam e dão forma a sua prática, e busca constantemente significado da existência do ser humano, no cuidado com a pessoa e com a vida.

O trabalho da Enfermagem no Cedeba, segundo a coordenadora Cristina Gomes, visa a “construção de uma assistência à população cada vez mais qualificada e ética”. A equipe de Enfermagem conta com 10 enfermeiros, oito técnicos e 16 auxiliares de Enfermagem, atendendo na assistência.

Este ano acontece a 78ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem, cujo tema central será “As boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”.

As boas práticas enfocam “a realização dos cuidados certos, no momento certo, da maneira certa, para a pessoa certa, objetivando alcançar os melhores resultados possíveis. Estes são princípios que fundamentam a qualidade da assistência e que direcionam a prática de enfermeiros que se esmeram em prestar uma assistência ética e respeitosa, baseada nas necessidades do paciente e da família, na excelência clínica, e na melhor informação científica disponível” (Pedreira,2009).

Ascom do Cedeba
Cedeba/Dia da Enfermeira

Notícias relacionadas