Etapa Macrorregional Nordeste da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres acontece até amanhã

16/05/2017 18:01

O Núcleo Regional de Saúde Nordeste e o Conselho Estadual de Saúde estão realizando hoje e amanhã (16 e 17), no Centro de Cultura de Alagoinhas, a Etapa Macrorregional Nordeste da I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

Para a realização desta Etapa, os 33 municípios da Macrorregião foram convidados a elegerem, através de uma reunião dos seus Conselhos Municipais de Saúde, seus representantes para participarem da construção de propostas de políticas públicas voltadas para a Saúde das Mulheres.

Cada município teve direito a quatro vagas, sendo solicitado que 80% destas fossem preenchidas de mulheres, e deveriam conter minimamente uma representante das usuárias, trabalhadoras de saúde e gestoras/prestadoras para que, durante a Conferência Macrorregional, sejam eleitas, de forma paritária, as (os) delegadas (os) que participarão da Conferência Estadual, conforme a Resolução do CES nº 05/2017.

Programação:

Dia 16.05.2017

18h – Lançamento da Tenda Maíza Teles: Saúde das Mulheres na roda

19h 30min – Solenidade de Abertura da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia (1ª CESMu ) – Etapa Macrorregional Nordeste

20 h – Conferência Magna: Saúde das Mulheres – Desafios para a integralidade com equidade

Conferencista: Professora Gisélia Santana Souza (UFBA), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo ISC/UFBA

Dia 17.05.2017

08h – Credenciamento

08h 30min – Leitura do Regulamento da 1ª CESMu – Etapa Macrorregional Nordeste

9h – Diálogo Temático: Mesa Redonda sobre os Eixos da 1ª CESMu (O papel do Estado, O mundo do Trabalho, Vulnerabilidade nos Ciclos de Vida , Políticas Públicas e Participação Social)

12h – Almoço

13h 30 min – Formulação de propostas da 1ª CESMu – Etapa Macrorregional Nordeste.

16h – Plenária final para eleição das propostas e delegados

18h – Encerramento

1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (CESMu/BA) foi convocada pelo Governador Rui Costa em março/2017, e será realizada entre os dias 12 e 14 de junho, em Salvador, com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

A 1ª CESMu contará com a realização das etapas municipais e macrorregionais. As datas de realização das Etapas Macrorregionais foram divulgadas pelo Conselho Estadual de Saúde, através da Comissão Organizadora da 1ª CESMU, e serão realizadas no período de 16/05 a 08/06/2017. A Etapa Nordeste é a primeira a ser realizada.

Fonte: Núcleo Regional Nordeste
Saúde da Mulher/conferência