Notícias /

HGE promoverá I Simpósio em Prevenção e Controle de Infecção

17/05/2017 13:49

O Hospital Geral do Estado (HGE), por meio da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH), promove no próximo dia 26, das 8h30 às 12h, o I Simpósio em Prevenção e Controle de Infecção do HGE, com o principal objetivo de proporcionar a troca de informações e atualização de conhecimentos dos profissionais de saúde sobre as formas de controle das infecções hospitalares.

O evento, que será realizado no auditório do HGE 2, será aberto pelo diretor superintendente do HGE, André Luciano Santana. Em seguida, a infectologista Margarete Barreto, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da unidade, fará uma apresentação do serviço. A programação segue com palestra sobre “Bactérias multirresistentes: qual o papel da equipe multiprofissional no controle desses patógenos?”, a cargo do infectologista Antônio Tadeu Fernandes, Mestre em Medicina pela USP.

“A importância da CME no controle de processos” e “Segurança do paciente” serão os demais temas do simpósio, abordados, respectivamente pela enfermeira Kazuko Graziano, Doutora e Mestre em Enfermagem pela USP, e Almerinda Reis, Doutora em Medicina e Saúde pela UFBa, especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Fiocruz.

As inscrições para o I Simpósio em Prevenção e Controle de Infecção do HGE podem ser feitas através dos telefones 3277-8570 ou 3277-8571, Setor de Recursos Humanos do HGE.

Infecções Hospitalares

As Infecções Hospitalares (IH) constituem um grave problema de saúde pública, e são consideradas aquelas que se manifestam após a admissão do paciente ou até mesmo após a alta, quando relacionadas com a internação ou procedimentos realizados nos serviços de saúde.

Os hospitais são obrigados a constituir uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, composta por profissionais de saúde que devem instituir o Programa de Controle de Infecção Hospitais (PCIH), com vistas à redução da incidência e gravidade dessas infecções, conforme Lei Federal nº 9431/97 e Portaria MS nº 2616/98.

Ascom/Sesab
HGE/Infecção

Notícias relacionadas