Notícias /

Campanha Nacional de Vacinação termina nesta sexta-feira (26)

22/05/2017 12:22

Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha, que começou no dia 17 de abril e será encerrada nesta sexta-feira 26, até hoje (22) só conseguiu imunizar 1.642.623 pessoas. Em 2017, a Bahia precisa imunizar 90% do público alvo, definido pelo Ministério da Saúde. Esse número seria de 3.261.558. De acordo com os dados informados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a Bahia, até o momento, apenas vacinou a metade deste público.

O público alvo da campanha são os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacinação contra a gripe é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Ascom Sesab
/vacina/idoso/última semana

Notícias relacionadas