Notícias /

Minicurso online capacita mais de 900 profissionais no manejo clínico da tuberculose

22/05/2017 19:04

A Bahia ocupa o 3º lugar em número de casos de Tuberculose. Em 2014 foram notificados mais de quatro mil casos novos da doença e 351 óbitos por Tuberculose (TB), significando um taxa de incidência e de mortalidade de 33 por 100 mil habitantes. E para contribuir com a mudança desta realidade do Estado, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do TelessaúdeBA capacitou mais de 900 profissionais de saúde, incluindo mais 11 estados do território brasileiro no minicurso sobre o Manejo Clínico da Tuberculose.

Dividido em quatro módulos, ministrados por Eliana Dias Matos, médica pneumologista, coordenadora do Ambulatório de Tisiologia do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), o minicurso sobre TB teve o intuito de capacitar e aprimorar o conhecimento dos profissionais da Atenção Básica para o diagnóstico e tratamento da tuberculose, a respeito da atualização dos métodos para detecção, diagnóstico e tratamento nos cuidados clínico-assistenciais aos pacientes com TB, TB HIV, ILTB e nos aspectos de controle e prevenção epidemiológica da doença no estado da Bahia.

Para Erilton Oliveira, agente de endemias do município de Muquém de São Francisco, o minicurso sobre o manejo clínico da tuberculose, foi uma oportunidade para ampliar e adquirir conhecimento em relação à temática. “Muito boa e interessante. Gostei bastante, pois pequenas dúvidas foram tiradas e mostrou formas diferentes de enxergar o problema”, comenta Erilton que participou dos módulos II, III e IV.

A proposta das webpalestras sobre o Manejo Clínico da Tuberculose é a qualificação profissional que está na ponta e que os mesmos possam multiplicar as ações de prevenção e controle da TB, desenvolvendo práticas educativas em saúde, com enfoque na promoção, prevenção, assistência adequadas para diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Todos os módulos foram ofertados na modalidade à distância, aberto ao público de todo Brasil, sem a necessidade prévia de cadastro e as gravações estão disponíveis no site do Telessaúde Bahia (www.telessaude.ba.gov.br).

Fonte: Telessaúde
/tuberculose/minicurso

Notícias relacionadas