Diretora do Cedeba foi empossada na Academia de Medicina da Bahia

23/05/2017 17:16

A presença feminina na Academia de Medicina da Bahia foi ampliada – agora são cinco mulheres – com a posse da mais nova acadêmica, a endocrinologista Reine Marie Chaves Fonseca. Ela passou a ocupar a cadeira número 50, cujo patrono é o ginecologista e obstetra baiano Alício Peltier de Queiroz, durante solenidade, na noite desta segunda-feira, conduzida pelo presidente da Academia, professor Almério Machado, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

A nova acadêmica foi saudada pelo professor Thomaz Cruz, também endocrinologista, que ressaltou o compromisso de Reine com a Medicina e a competência, desde o inicio da sua formação. Ele destacou a longa caminhada de sucesso da homenageada, e citou o exemplo do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), do qual é diretora-fundadora. “São 75 mil pessoas atendidas com assistência à saúde humanizada e integrada”.

No seu discurso, a acadêmica discorreu sobre a carreira de sucesso do Professor Alício Peltier de Queiroz, que fez parte de uma turma de médicos notáveis, e também deixou seguidores que se projetaram na Ginecologia e Obstetrícia, como José Costa e Hugo Maia e muitos outros, alguns hoje já em “outro plano”.

A diretora do Cedeba, também vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Diabetes, com muita emoção, ressaltou a dedicação e o compromisso do professor Alício Peltier de Queiroz com a prática da Medicina humanizada, e defendeu a importância desse caminho que se tornou mais distante com a crescente especialização.

A nova acadêmica agradeceu a todos os secretários estaduais da Saúde – citando-os nominalmente – que nestes 23 anos confiaram no seu trabalho à frente do Cedeba, sua maior realização. Mas ela também agradeceu à equipe de profissionais que acreditou no sonho de uma nova forma de atendimento ao paciente diabético, e àqueles que continuam trabalhando na busca da prática da excelência da saúde pública na Bahia.

Ascom do Cedeba
Cedeba/posse