Notícias /

HGCA sedia encontro sobre captação de córnea para transplantes

23/05/2017 17:19

O Banco de Olhos da Bahia e a Central Estadual de Transplantes promoveram durante toda a manhã de ontem (22) o Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córnea. O evento foi realizado no auditório do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e marcou o início da captação de córneas para transplantes no HGCA e demais unidades de saúde de Feira de Santana e região. Para isso, foi firmada uma parceria da Organização a Procura de Órgãos (OPO) e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOT/HGCA) com a Organização a Procura de Córnea (OPC).

Foram debatidos temas como a importância do Banco de Olhos e os critérios de exclusão e elegibilidade de doadores. Segundo a Coordenadora Estadual de Transplantes, Rita de Cássia Martins Pinto Pedrosa, 1179 pessoas estão na fila estadual para transplante de córnea, destes 43 são feirenses. “Estamos focando em zerar a fila de espera para transplantes de córnea até dezembro de 2018. Por isso, o Banco de Olhos da Bahia está com a campanha “#filazero” e nós, da Coordenação de Transplantes, através destes encontros queremos incentivar esta pratica”, disse.

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea doadora. A retirada de tecido ocular humano pode ser feita até 6h depois da parada cardíaca. Em Feira de Santana, duas clínicas particulares fazem transplantes de córnea através de convênios, particular e Sistema Único de Saúde (SUS), que são a HCOE e a CLION. Os médicos especialistas em transplantes de córnea na cidade conveniados ao Banco de Olhos da Bahia são: Moacyr Borges de Freitas Junior, . Pedro Gantois, Rogério Sacramento e Rodrigo Oliveira. Para entrar na fila de espera para transplante de córnea o paciente precisa procurar um destes profissionais e dar entrada ao processo de espera.

O encontro contou com a presença de José Carlos Pitangueira, Diretor-geral do HGCA; Thiago Nogueira, coordenador da OPC; América Carolina Sodré, Coordenadora da Central Estadual de Doação de Órgãos; Rita de Cássia Martins Pinto Pedrosa, Coordenadora Estadual de Transplantes; Mirela Andrade, Enfermeira e coordenadora da OPC/Bahia; Moacyr Borges de Freitas Junior, médico transplantador de córnea do HCOE/Feira de Santana; André Guimarães, coordenador da OPO/HGCA; Marli Souza Nascimento, enfermeira do Banco de Olhos; Rodrigo Serapião, Cirurgião, além de enfermeiros e representante de todas as unidades notificantes de possíveis doadores de córnea de Feira de Santana.

Fonte: ASCOM/HGCA
Clèriston Andrade/córnea

Notícias relacionadas