Notícias /

Hospital Manoel Victorino promove ação para reforçar higienização das mãos

26/05/2017 19:37

A direção do Hospital Manoel Victorino, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, continua promovendo ações voltadas para o Controle da Infecção Hospitalar e, na semana do Dia Mundial de Higienização das mãos, a unidade promoveu atividades para reforçar a importância do ato de higienizar as mãos.

Uma ação foi realizada com a equipe multidisciplinar com foco na higiene de mãos, com divulgação dos cartazes da Anvisa sobre medidas preventivas de infecção. A infectologista da Comissão, Poliana Reis, e os enfermeiros Maíra Andrade e Alex Coelho, reforçaram a importância do comprometimento da equipe assistencial no processo preventivo das infecções.

Maira Andrade lembra que a rotina de higienização, considerada simples, é também a mais eficaz e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções. “Aqui no Hospital Manoel Victorino há um trabalho permanente de conscientização sobre a importãncia de higienizar as mãos. Os profissionais são estimulados a tomarem os cuidados necessários através de projeto de educação permanente, avaliações de rotinas, e outros, afinal, a ação correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para nossos pacientes”, disse a enfermeira.

Importante lembrar ainda que as mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro. O simples ato de lavar as mãos de forma correta constitui a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de micróbios presentes na pele das mãos. A comemoração deste dia a nível mundial visa assim transformar a lavagem das mãos num hábito frequente e numa cultura de que ‘Mãos limpas salvam vidas’, envolvendo profissionais de saúde e população em geral.

Ascom HMV
/HMV/mãos

Notícias relacionadas