Pacientes atendidos no Hospital de Cirurgia do Recônvaco revelam satisfação com atendimento e agilidade

29/05/2017 16:52

O número de pacientes do Recôncavo Baiano que necessitam de transferência para a realização de cirurgias em hospitais de Salvador continua diminuindo consideravelmente. Um dos motivos é a agilidade do Hospital de Cirurgias do Recôncavo (HCR), a partir de uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Sapeaçu e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade.

O paciente Raimundo Borges, que realizou uma cirurgia na última semana, garante que o hospital é referência em agilidade e bom atendimento. “Estava há meses esperando que minha cirurgia fosse marcada e nada. Busquei informações e soube que nesse hospital, em Sapeaçu, estava fazendo. Em pouco tempo resolvi tudo, passei pelo clínico, fiz exames e já realizei a cirurgia”, afirmou.

Para Ivonete Santos, o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona bem e tem conseguido salvar muitas vidas. “Fiquei muito satisfeita por ter realizado minha cirurgia aqui, já tinha ouvido falar bem, mas confesso que não acreditei. No entanto, quero deixar meu depoimento que esse hospital é muito bom; agradeço ao Governo da Bahia por colocar em funcionamento esse hospital, a toda equipe que trabalha aqui, porque são maravilhosos”.

José Antônio Sousa, superintendente do IBDAH, explica que o objetivo maior da unidade é diminuir as filas de espera pelas cirurgias eletivas, que envolve procedimentos de complexidade. “Sabemos que a fila de pacientes é crescente, a cada dia chegam novos pacientes, e com a iniciativa do Governo da Bahia em reativar o HCR, conseguimos atender um número bem significativo de pacientes”, explicou Sousa.

Resolutividade – Com a agilidade em realizar as cirurgias, o Hospital de Cirurgias do Recôncavo continua apresentando alto índice de satisfação, com média de 98% dos pacientes muito satisfeitos. Rodrigo Souza, confirma a satisfação citada pelos pacientes internados. “Minha cirurgia foi um sucesso. Fui muito bem atendido desde a minha chegada, até agora o pós operatório, só tenho a agradecer a todos”.

O diretor da unidade, Juliano Araújo, lembra que o agendamento para a realização das cirurgias eletivas é feito através das secretárias de Saúde que enviam as demandas para a direção do hospital, e assim são agendados e realizados com a maior brevidade possível.

Confira as cirurgias realizadas no HCR: Tratamento Cirúrgico de Varizes Bilateral, Tratamento Cirúrgico de Varizes unilateral, Hemorroidectomia, Colecistectomia/ Vesícula Hernioplastia Epigástrica, Hernioplastia Incisional, Hernioplastia Inguinal/ Crural, Hernioplastia Umbilical, Histerectomia c/anexectomia (uni/Bilateral), Histerectomia Total, Miomectomia, Exérese de glândula de Bartolin / Skene.

Fonte: Ascom do IBDAH
Cirurgias eletivas/Recôncavo