Notícias /

Secretaria da Saúde apresenta realizações na saúde para representantes do Rotary Club

30/05/2017 11:52

Nesta segunda-feira (29) foram apresentadas as realizações da saúde na atual gestão. No período de 2015 a 2017, o valor investido pelo governo do Estado nesta área é de R$ 9 bilhões, que vão desde a reforma e ampliação de unidades de saúde na capital e no interior, até a construção de novos hospitais como o da Chapada e da Costa do Cacau, que serão entregues este ano, além da aquisição de equipamentos de ponta.

A apresentação para representantes do Rotary Club, do abrigo do Salvador e da Sociedade Amigos da Marinha, ocorreu no Abrigo, localizado em Brotas. Na oportunidade, o secretário explicou a estratégia que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) visando a regionalização dos serviços de saúde. “Nós entendemos que hoje ainda não é possível um paciente do interior entrar em uma unidade de saúde e encontrar a resolutividade necessária para a sua demanda, fazendo com que ele procure atendimento da capital”.

Pensando em atender a demanda desses pacientes, o governo tem investido na construção de unidades de saúde em municípios estratégicos, desde hospitais até policlínicas, que são provenientes dos Consórcios Públicos de Saúde, que vão atender as demandas das especialidades e de exames de alta complexidade. Oito unidades dessas já estão em construção no municípios de Jequié, Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Valença, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas.

“Os exames de imagem como tomografia, ressonância e raio X, por exemplo, nós resolvemos com a PPP de Imagem, que já está com cinco unidades em funcionamento na capital e cinco no interior do estado”. O secretário Fábio Vilas-Boas explicou que os laudos desses exames são dados por especialistas, que ficam em uma central, e recebem as imagens dos exames realizados em municípios distantes, e podem emitir um laudo com clareza.

Ele ressaltou entregas importantes nestes dois anos e meio como o Hospital da Mulher, HGE 2, ampliação da emergência do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, leitos no Hospital Geral Roberto Santos, que ao todo perfazem 640 novos leitos entregues à população baiana neste período. Além disso, serão inaugurados os hospitais da Costa do Cacau e da Chapada, que ao todo são mais 280 leitos.

Na oportunidade, ele falou do hospital Metropolitano, cujo edital para início das obras já foi lançado, além da construção de mais sete policlínicas, dez centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dez unidades básicas de saúde, 13 academias de saúde um Centro de Referencia para Anemia Falciforme e um Centro de Referência para Hipertensão. Para isso o governo do Estado investirá em torno e R$ 600 milhões, que serão financiados em 70% pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ascom/Sesab
Rotary club