Notícias /

Médicos da maternidade de referência participam de atualização sobre síndrome rara na gestação e infância

02/06/2017 15:01

Com objetivo de atualizar o corpo clínico sobre a Síndrome Hemolítico Urêmica atípica (SHUa), os médicos da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto participaram esta semana de uma palestra sobre o tema.

Intitulada “MAT na Gestação e na Infância”, a palestra foi conduzida pelo médico Gustavo Dantas e contou com as presenças dos enfermeiros, neonatologistas, obstetras e intensivistas da maternidade.

A SHUa é uma doença rara, com possível risco a vida e que leva à formação de coágulos sanguíneos. Esses coágulos podem, por exemplo, levar ao acidente vascular encefálico (AVE), popularmente chamado de derrame; infarto agudo do miocárdio (IAM), também conhecido como parada ou ataque cardíaco; insuficiência renal.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre a síndrome, diagnóstico, tirar dúvidas e compartilhar experiências com o palestrante, que é nefrologista e intensivista pediátrico formado pela Universidade de São Paulo (USP), chefe da pediatria e da UTI pediátrica do HMSJ-PE e médico do Ambulatório de Nefrologia Pediátrica do Hospital Barão de Lucena, em Recife (PE).

A ação, promovida em parceria com a empresa biofarmacêutica Alexion, também contou com a mediação do médico Amado Nizarala, diretor técnico da Maternidade Magalhães Netto, administrada pelo Instituto Hygia.

Ascom da Maternidade José Maria
Maternidade José Maria/atualização

Notícias relacionadas