Notícias /

Mutirão de Cirurgias inicia agendamentos em Senhor do Bonfim

08/06/2017 18:51

No primeiro dia de atendimento do Mutirão de Cirurgias em Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia, na quarta-feira (7), 104 pessoas saíram com procedimentos agendados. São cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia ou colecistectomia (vesícula). As marcações continuam nesta quinta (8) e sexta (9), quando se encerram os atendimentos pré-operatórios no município.

Além da população de Senhor do Bonfim, a iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contempla os moradores de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo.

Neste segundo dia, um dos agendamentos foi o de Josineide Vilas Boas. Moradora de Itiúba, ela descobriu que tinha a indicação de cirurgia de vesícula quando realizava exames de rotina. “Fiz um ultrassom e descobri que estou com cálculo na vesícula. Fiquei desesperada. Vi na internet que tinha esse programa. Consegui encaminhar tudo e no dia 12 de julho já vou fazer a cirurgia”, afirma Josineide.

O médico Itálo Menezes explica que, para o agendamento da cirurgia, o paciente passa por alguns exames e por consulta médica. “Verificamos o estado geral do paciente e, com isso, podemos definir se ele tem condições de ser submetido ao procedimento. Caso haja algum problema, damos toda orientação ao paciente de forma a não deixá-lo sem a devida assistência”, comenta o médico

As unidades móveis, com os profissionais e os equipamentos para exames pré-operatórios, ficam em Senhor do Bonfim, na rua do Estádio Bonfim da Gamboa, até sexta (9). Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas possua exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos.

Galeria de Fotos (Crédito: Leonardo Rattes)

Fonte: Ascom/Sesab

Notícias relacionadas