Hospital Regional Dantas Bião sedia Encontro de Unidades Notificantes Doadores de Córnea

09/06/2017 17:18

O Hospital Regional Dantas Bião sediou ontem (08) o Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córneas, promovido pela Central de Transplantes, Banco de Olhos da Bahia e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

Na ocasião, foi traçado um panorama das doações de córnea no estado e discutidas as estratégias pensadas para zerar a fila de quem espera por um transplante de córnea, que hoje é uma das maiores do Brasil.

Durante o evento, foram abordados temas como: “Organização de Procura de Córneas -OPC, pela palestrante Carolina Brandão, coordenadora da CNCDO/Bahia; “Panorama das doações de córnea na Bahia”, com Marli Souza Nascimento, enfermeira do Banco de Olhos da Bahia, e “Quando e como notificar um possível doadorde córnea, critérios de exclusão e elegibilidade de doadores”, com Mirela Andrade, enfermeira coordenadora da OPC.

O enfermeiro do HRDB, André Ferreira parabenizou a ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Transplantes e do Banco de Olhos da Bahia. “Essa ação é de grande importância porque estamos buscando conscientizar a população para a importância da doação de córneas, e assim ajudar quem está aguardando na fila de transplantes”.

A enfermeira responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HRDB, Lashimi Andrade, destaca que o transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente, de forma total ou parcial, de um paciente por uma córnea doada. A retirada de tecido ocular humano pode ser feita até 6h depois da parada cardíaca. “Atualmente, a fila de espera para córneas na Bahia tem um número de 1.179 e a meta é zerar até dezembro de 2018”.

O Encontro de Unidades Notificantes de Possíveis Doadores de Córneas contou ainda com entrevista com familiar para doação de córneas e relato de experiência da CIHDOTT/HRDB – Perpectivas de Avanços na Doação de Córneas, entre outros.

Fonte: Ascom do Dantas Bião
Dantas Bião/córnea1