Está acontecendo hoje (9), no auditório da Base Regional de Saúde de Jequié, uma reunião com a participação dos 26 municípios que fazem parte dessa região de saúde, com o objetivo de tratar do monitoramento e avaliação da Raiva.
De acordo com Gilmar Vasconcelos, que responde enquanto referência técnica da Raiva na regional, o evento conta com a participação do coordenador regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Aderbal Rodrigues, e do responsável pelo Programa de Controle da Raiva em herbívoros na região, Wanderley Lauria.
Pela manhã foi apresentada a situação epidemiológica da Raiva na Bahia e na região de Jequié, além de discussão do caso da doença, registrado recentemente, para reflexão e sensibilização dos participantes.
A participação da professora do Departamento de Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Ivone Nery, marcou com uma abordagem sobre a importância da Educação Popular em Saúde, além do relato do Caso de Raiva Humana ocorrido em Barra do Rocha em 1992, pela Servidora aposentada da Regional de Jequié, Nilzete Silva.
O médico veterinário da Base Regional Sul em Jequié, Sebastião Eloy, diz que é possível evitar esta enfermidade 100% prevenível com ações conjuntas e intersetoriais efetivas e, cita como exemplo positivo, a parceria com a ADAB no controle e vigilância da raiva tanto na região de Jequié como em toda a Bahia.
Agora a tarde acontece apresentação pelo representante da ADAB sobre o controle da raiva de herbívoros na região de Jequié.
Fonte: Ascom NRS
/doença/raiva/Jequié reunião
17/02/2021 16:55
25/01/2021 09:47
15/01/2021 18:18