Secretaria da Saúde apresenta Consórcios de Saúde em reunião do CONASS

09/06/2017 17:17

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participa do Encontro de Secretários de Saúde dos Estados do Nordeste, que ocorre nesta sexta-feira (09), em Recife.

Durante o evento, que é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Vilas-Boas apresentou a experiência da implantação dos Consórcios de Saúde que visam “desafogar os hospitais” e suprir a lacuna que existe entre a atenção básica e a alta complexidade, sobretudo nos municípios menores e mais distantes dos grandes centros. Ele ainda explicou que o estado arca com a construção e aquisição dos equipamentos das policlínicas, que ficam em torno de R$22 milhões, e a manutenção mensal é dividida entre o estado (40%) e os municípios consorciados (60%).

O titular da pasta acrescentou que no estado já são nove consórcios formados, abrangendo 220 municípios, que vai atender mais de 7 milhões de habitantes. Entre os serviços oferecidos estão exames de ultrassonografia, raio X, tomografia computadorizada, mamografia e ressonância magnética. E serão oferecidas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, mastologista, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia e ortopedia.

O encontro segue durante todo o dia e os gestores terão a oportunidade de apresentar experiências exitosas dos seus Estados, além de discutir os principais problemas do setor de Saúde na Região. No final, será elaborada uma pauta de demandas comuns para serem entregues ao Ministério da Saúde.

Entre os temas que serão debatidos, estão o financiamento do SUS, os medicamentos de alto custo, o impacto da epidemia de acidentes de moto sobre as redes estaduais e as ações de prevenção à saúde para a população atingida pelas fortes chuvas das últimas semanas em alguns municípios da região. Durante o evento, o secretário de Saúde de Pernambuco e vice-presidente do CONASS, Iran Costa, vai fazer uma explanação sobre o panorama da Saúde no Estado. “Nosso objetivo, com esse encontro, é buscar em conjunto soluções para os problemas regionais, além de compartilhar práticas exitosas dos Estados”, ressalta o secretário.

Ascom Sesab
/geral/reunião Recife