Notícias /

SIJU do Cedeba celebra São João reforçando a educação alimentar dos pequenos pacientes

14/06/2017 19:53

Delícias da culinária junina, decoração no capricho com muitas bandeirolas, músicas e brincadeiras foram os ingredientes que transformaram a sala de espera do Setor Infanto-Juvenil (SIJU), do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), num improvisado arraia, na manhã de hoje. A equipe de servidores caprichou no look caipira, dançando e brincando com os pequenos.

A comemoração do São João para os pequenos pacientes foi muito animada, mas foi muito alem do aspecto lúdico. “Uma oportunidade extra para orientar os pais (no caso de crianças de pouca idade) e os adolescentes sobre a necessidade de seguir o plano alimentar durante a festa, para evitar complicações”, como explicou a líder do SIJU, a endocrino pediatra Lívia Leite.

É muito importante – pontuou – reforçar que a criança e o adolescente com diabetes podem curtir o clima de alegria das festas juninas, mas de olho na quantidade de carboidratos de cada refeição, como está definido no Plano Alimentar, que é individual.

Brincadeiras e Informação

Além de improvisada quadrilha, unindo pacientes e a equipe do SIJU, a festa teve muitas brincadeiras, como a dança das cadeiras, e a dança com o limão na testa. As crianças adoraram, mas na hora do lanche – paradinha obrigatória – ratificando o que elas aprendem: as refeições devem ser feitas no horário certo, para evitar hipoglicemia .

Nos diversos pratos da ceia junina – bolo, amendoim, pipoca, laranja – as bandeirinhas sinalizavam a quantidade de carboidratos de cada alimento. Uma fatia de bolo, 30 gramas de carboidratos, um copo de amendoim cozido, 10 granas de carboidratos.

As crianças saborearam as delicias juninas com suco de acerola, preparado com adoçante. Depois do lanche, a alegria continuou. Como muitos pacientes vêm do interior, voltaram a viver o autêntico São João, manifestação cultural muito forte no Nordeste. E no Cedeba, os nutricionistas ensinam que o alimento tem também importância para a vida social e cultural.

Ascom do Cedeba
Cedeba/São João

Notícias relacionadas