Notícias /

Primeiro tratamento de aneurisma abdominal 100% percutâneo pelo SUS é realizado no Hospital Ana Nery

19/06/2017 18:05

Pioneiro em diversos procedimentos na Bahia, o Hospital Ana Nery (HAN), referência em alta complexidade, nas áreas de cardiologia, nefrologia e cirurgia vascular , realizou em maio o primeiro tratamento de aneurisma abdominal com técnica 100% percutânea (apenas punção, sem cortes) em um hospital público através do SUS. O procedimento foi feito pela equipe vascular do hospital, através do laboratório de hemodinâmica, que realiza em média cerca de 520 procedimentos mensais e é responsável por 96% dos tratamentos endovasculares do SUS na Bahia.

Até 10 anos atrás, o Hospital Ana Nery fazia as operações de aneurismas da aorta através de cirurgias convencionais que implicavam em grandes incisões (cortes), maior risco de sangramento e anestesia geral. A partir da estruturação da hemodinâmica e da equipe vascular, o HAN passou a tratar essas graves doenças com pequenas incisões na virilha.

De acordo com Ronald Fidelis, médico cirurgião vascular do HAN, mais recentemente, o hospital avançou sobre outra fronteira ao tratar o aneurisma abdominal sem cortes. “A importância de ser o primeiro a fornecer este tratamento SUS reside no reforço do simbolismo que o HAN tem de ser cada ver mais um hospital de vanguarda, onde o que há de melhor em técnica e tecnologia é oferecido aos pacientes”, comenta Fidelis. O acesso a esta tecnologia de ponta é um benefício direto aos pacientes do Hospital Ana Nery, que são tratados com mais eficiência e segurança, recebendo alta hospitalar cada vez mais cedo.

Quando se trata de ensino e pesquisa, o Hospital Ana Nery se destaca como o maior centro de formação de especialistas vasculares do Norte-Nordeste, com 8 residentes de Cirurgia Vascular, 2 de Angiorradiologia e 2 de Ecografia Vascular.

Ascom HAN
/Ana Nery/ aneurisma

Notícias relacionadas