Notícias /

Serviço de Psicologia realiza reunião de acolhimento com pais da Maternidade de Referência

19/06/2017 18:07

Buscando maior aproximação e entender ainda mais as demandas, o serviço de Psicologia da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto realiza semanalmente uma reunião de acolhimento com os pais, para abordar temas diversos, como amamentação e fluxo de funcionamento da unidade.

Referência em atendimento de alto risco, a maternidade recebe pessoas de todo o estado e, através dessa atividade – que envolve outros setores como serviço social, enfermaria, administrativo, etc. -, as dores, as alegrias, os avanços, sugestões são compartilhadas. Os encontros são importantes porque promovem maior integração entre os pacientes e acompanhantes, que, em sua maioria, estão vivendo uma situação delicada.

Na edição da última terça (13), mediada pelas psicólogas Jeorgia Fernandes, responsável pela Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e Luana Mascarenhas, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), os pais tiraram dúvidas, comemoraram a melhora do quadro clínico de alguns pacientes e sugeriram algumas mudanças.

“É um espaço onde eles têm a oportunidade de trocar experiências, falar sobre o que estão vivendo ou aprender algo, como tirar dúvidas sobre amamentação e aparelhos. Temos pacientes que já estão aqui há mais de 60 dias e essa ação é mais uma rede de apoio que ajuda muito a passar por esse momento de hospitalização em que estão muito frágeis”, explica Jeorgia Fernandes.

O bate-papo é mais uma estratégia de enfrentamento, assim como alguns utilizam a religião, os familiares e outras formas para passar esse momento, as reuniões também acabam fortalecendo e criando uma rede de solidariedade e apoio entre eles. “Cada mãe e pai tem um caso diferente, mas querendo ou não quando estão aqui compartilhando sempre tem algo em que um se identifica com o outro, se coloca no lugar do outro e isso é muito importante. Percebemos uma mudança no comportamento no dia a dia. Essa também é uma forma muito rica de dar um feedback para maternidade”, detalha Luana
Ascom Maternidade José Maria
/maternidade de referência/psicologia

Notícias relacionadas