Notícias /

Servidores do HGCA participam de capacitação sobre Faturamento Hospitalar

04/07/2017 18:41

Objetivando qualificar os servidores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, no que diz respeito ao faturamento hospitalar e ambulatorial, refletindo em um menor índice de glosas (não pagamento de valores referentes a atendimentos).e maior repasse de recursos do Ministério da Saúde (MS), o Setor de Contas Médicas do HGCA e o Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) promoveram na manhã desta segunda-feira (3), no auditório da unidade, o Curso de Capacitação em Faturamento Hospitalar no Âmbito do SUS.

Os repasses do MS ocorrem mediante faturamento e minimizam as despesas oriundas dos atendimentos. O equilíbrio entre atendimento e faturamento ajuda o orçamento local, que pode ser empregado em melhorias da estrutura e serviços, possibilitando ampliar o número de atendimentos à população.

De acordo com Karla Rios, coordenadora do Same, o faturamento possui etapas importantes que acontecem durante o atendimento aos pacientes. “Os profissionais da unidade precisam se comprometer para que o registro das informações seja feito de forma eficaz visando à sustentabilidade da instituição e, consequentemente, melhorando o atendimento e ampliando o acesso aos serviços”, disse, acrescentando que o SUS é gratuito, porém existem custos para seu funcionamento e todos devem se atentar para isso.

Este ano houve um aumento de aproximadamente 17 % no índice de faturamento hospitalar no HGCA. Ainda segundo Karla Rios, isso seria o resultado do empenho da equipe e melhorias no processo de trabalho. O curso contou com a presença de enfermeiros, médicos, escriturários, auxiliares de enfermagem e membros do corpo técnico do setor de contas médicas, os quais foram os facilitadores do treinamento sobre o tema.

Ascom HGCA
/HGCA/faturamento

Notícias relacionadas