Notícias /

Secretário Fábio Vilas-Boas destaca expansão dos serviços de cardiologia no interior

14/07/2017 19:33

Na abertura do Simpósio 100.000 Procedimentos – uma conquista da cardiologia baiana, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância do Hospital Santa Izabel (HSI) para a cardiologia da Bahia.

O evento, organizado pela Santa Casa da Bahia, por meio do HSI, que alcançou a marca histórica dos 100.000 procedimentos cardiológicos, tem uma liderança institucional importante para a Bahia, “pois a cardiologia baiana nasceu no Santo Izabel”, pontuou o secretário.

Ainda durante o evento, ele acrescentou que a meta do Governo do Estado é descentralizar e regionalizar a saúde em toda a Bahia, incluindo a média e alta complexidade. E na área cardiológica serão implantados 50 pontos para tratamento do infarto e doenças coronárias remotamente. Para isso haverá uma Central de Telemedicina, que ficará sediada em Salvador, no Solar Boa Vista, com profissionais aptos para dar o diagnóstico e orientar o tratamento à distância.

Continuando o processo de expansão dos serviços de cardiologia no interior, o titular da pasta da Saúde destacou que serão implantados serviços de hemodinâmica em Ilhéus, Barreiras, Irecê e Porto Seguro.

Mas na capital também serão instaladas novas máquinas de hemodinâmica nos hospitais Geral Roberto Santos e Ana Nery.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, pontuou que o Hospital Santa Izabel é o pioneiro na cardiologia do estado e o terceiro do Brasil, em números. “Somos o primeiro a receber o selo diamante na Bahia e estamos entre os seis no país”. Reconhecimento que, de acordo com Menezes, envolve, dentre outros fatores, profissionais capacitados e melhoria constante dos procedimentos.

Ascom/Sesab

Notícias relacionadas