Notícias /

Maternidades Estaduais aderem à estratégia QualiNEO

18/07/2017 11:49

Ações com o objetivo de reduzir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e a qualificar da atenção ao recém-nascido serão implantas na Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto e na maternidade do Hospital Roberto Santos. As duas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) receberão a Estratégia QualiNEO. O termo de adesão e compromisso foi assinado nesta segunda-feira, em cerimônia realizada na Maternidade de Referência.

O subsecretário da Saúde do Estado, Adil Duarte, destacou que a Sesab apóia todas as ações para a melhoria da assistência. “Eu acho muito importante envolver as três esferas de governo. Esse poblema de ser enfrentado sempre de forma coletiva”, pontuou o Subsecretário, que assinou o documento de adesão.

A Estratégia QualiNEO foi criada pelo Ministério da Saúde e apresentada aos estados prioritários – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe – com maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11/1000 Nascidos Vivos). Os critérios para a seleção foram a existência de Centro de Referência no Método Canguru, Hospital de Ensino ou maternidade que concentram o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado.

A Estratégia QualiNEO reúne as principais ações para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, tendo como principal desafio a integração da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, Bancos de Leite Humano (BLH), Prevenção de Infecção, Reanimação Neonatal, Transporte Neonatal e alta hospitalar segura.

Oficina

Nos dias 17,18 e 19, será realizada a Qualificação da Atenção Neonatal, contemplando 40 profissionais das maternidades selecionadas, além de profissionais da Unidade de Referência Estadual de Banco de Leite Humano e das Diretorias da Atenção Especializada, Atenção Básica, Gestão do Cuidado, Vigilância Epidemiológica, Assistência Farmacêutica. A previsão é concluir a qualificação das maternidades prioritárias na Estratégia QualiNEO em 24 meses, e os serviços que apresentarem melhoria da atenção neonatal receberão o “SELO QualiNEO” de certificação, que os tornará aptos a matriciar a qualificação em outros estabelecimentos.

Referências em cuidado neonatal, visita guiada à Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, estudo de casos, apresentação da Plataforma e Portal QualiNEO e elaboração do plano de ação integram a programação da oficina.

Ascom Sesab
Geral/qualineo2

Notícias relacionadas