Município de Itaguaçu inicia formação para ACS

18/07/2017 12:57

A Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS/Superh), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) iniciou ontem (17) a Formação Técnica para Agentes Comunitários de Saúde – ACS (Modulo I), com carga horária de 400 horas. A iniciativa prevê a qualificação de 38 ACS da região, em consonância com a Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, nos municípios do Estado.

A formação técnica tem por objetivo qualificar Agentes Comunitários de Saúde – ACS para atuarem como técnicos de nível médio, junto às equipes de saúde, nas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em domicílios e coletividades, tendo em vista o papel social do ACS no fortalecimento da Atenção Básica e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Bahia, o curso está organizado em três módulos, totalizando 1.440 horas (1.200h de teoria e 240 horas de prática profissional). A EFTS tem assumido desde 2007 o compromisso com a formação técnica em todos os municípios do estado da Bahia, com recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento do módulo I, que corresponde a 400 horas de formação. Até 2016, 365 municípios desenvolveram a formação, totalizando 19.465 agentes de saúde qualificados.

Encontro pedagógico

Cinco enfermeiras da Unidade de Saúde da Família e a Coordenadora da Atenção Básica de Itaguaçu participaram, entre os dias 11 e 13 de julho, de um encontro pedagógico para definição das ações metodológicas do curso. O encontro, conduzido pela técnica da EFTS, a enfermeira Edgley Ramos, aconteceu na Câmara Municipal de Itaguaçu, como parte da sensibilização dos docentes que estão orientando a formação.

Fonte: EFTS
EFTJNovis/ACS