Notícias /

EFTS firma parceria com Fiocruz e Inca para Especialização Técnica em Radioterapia

25/07/2017 17:20

Profissionais de saúde de nível médio que atuam em Centros e Unidades de Assistência de Alta Complexidade Oncológica serão capacitados em todo o país na área de radioterapia. A iniciativa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), conta na Bahia, com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (SUPERH/EFTS).

Ao todo, 160 profissionais dos estados de São Paulo, Ceará, Paraná, além da Bahia, serão indicados para o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares. A formação integra o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, instituído pelo Ministério da Saúde em 2012, que prevê a ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS.

A especialização é composta por três eixos – Ciência, Saúde e Trabalho, totalizando 900 horas de formação. Todos os eixos incluem atividades teóricas, práticas e online, estágio supervisionado ou prática profissional. Na Bahia, a especialização tem início previsto para 21 de agosto de 2017, com profissionais indicados pelo Hospital Aristides Maltez.

Fonte: EFTS
EFTSJNovis/radioterapia

Notícias relacionadas