Notícias /

Hospital Geral de Vitória da Conquista oferece testes de Hepatite B e C

28/07/2017 18:51

Em comemoração hoje, 28, ao Dia Mundial de Luta contra a Hepatite, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) está oferecendo o teste para funcionários e acompanhantes de pacientes acima de 45 anos, pois é a faixa etária de prevalência da doença. O objetivo da campanha é alertar aos que nunca fizeram o teste de Hepatite B e C a colocarem o exame dentro da rotina, pois estas são as Hepatites crônicas que demandam maior atenção.

Os kits de teste para Hepatite C foram doações do Rotary Club de Vitória da Conquista ao Núcleo de Educação e Pesquisa (NEP) da unidade e os testes para Hepatite B e C também foram enviados pelo Centro de Atenção à Vida – CAAV. Trata-se de exame rápido, em que um pequeno furo é feito no dedo do paciente, como em testes de glicemia, o sangue retirado é posto em um reagente, e entre 10 e 15 minutos aparece o resultado.

Caso seja positivo, o paciente será encaminhado ao CAAV para fazer um exame de sangue mais detalhado e tomar os devidos cuidados. De acordo com a médica hepatologista Petruska Marque, no Brasil há um sério problema de subdiagnóstico, o fato da doença não apresentar sintomas durante muito tempo, os portadores tendem a descobrir em estágios mais complicados como cirrose ou câncer de fígado. A expectativa é que cerca de 300 pessoas tenham acesso ao teste na unidade do HGVC.

Ascom HGVC
/HGVC/hepatite