Notícias /

Iperba realiza exposição na Semana Mundial de Aleitamento Materno

01/08/2017 12:56

Em decorrência da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), que acontece todos os anos no mês de gosto, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) promoverá nos dias 02 e 03 de agosto, das 09 às 19h, uma exposição no shopping Tri Center (Pituba Parque Center) em apoio ao aleitamento materno. O objetivo da ação é chamar a atenção do público para a importância da amamentação na sociedade, assim como mostrar os benefícios que o leite materno trás para o bebê. Além disso, profissionais irão orientar gestantes sobre a forma adequada de amamentar e ajudar mães que estejam com dificuldade na amamentação.

A SMAM 2017, de 01 a 07 de agosto, tem como tema “Sustentar a Amamentação Juntos”, pois acredita-se que apenas trabalhando juntos é possível fortalecer a amamentação nas comunidades e alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030 . Ainda visando a sustentabilidade, como em 2016, este ano o intuito é mostrar que as ações individuais somadas podem resultar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que os países do mundo se comprometeram a alcançar em 2030. A ciência já provou que a amamentação pode ajudar e muito o desenvolvimento sustentável. Dados mostram que o aleitamento materno pode salvar a vida de milhões de crianças, além de adicionar bilhões de dólares na economia mundial.

Importância da amamentação

De acordo com o Ministério da Saúde, através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. A amamentação é ainda importante para o desenvolvimento da face da criança, para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida. A partir dos 6 meses, a criança deve receber alimentos complementares e continuar a ser amamentada, no mínimo, até os 2 anos de idade.

Banco de Leite Humano do Iperba (BLH)

O BLH do Iperba foi inaugurado em 2009 e realiza ordenha de mães com filhos internados na Unidade Semi-Intensiva, além de realizar coleta de leite humano nas residências das doadoras, com o apoio do 12º Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar). A unidade precisa manter um estoque mensal de 140 litros de leite humano para atender os bebês prematuros internados na sua unidade semi-intensiva neonatal. Atualmente, o Iperba está com 60 litros em estoque, ou seja, com uma quantidade limite para atender os bebês necessitados.

Toda mulher que amamenta pode fazer a doação de leite, basta estar saudável e não tomar nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação. Para doar é preciso apenas ligar para o Bando de Leite Humano do Iperba, através do telefone 3116-5118.

Fonte: Ascom Iperba

Notícias relacionadas