Notícias /

Feira Soluções para a Saúde: HGRS leva experiência de ambulatório especializado em Síndrome Congênita do Zika

02/08/2017 20:07

Desde que nasceu, Nicole é atendida pela equipe do Ambulatório Multiprofissional de Acompanhamento de Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Diagnosticada com microcefalia, a pequena, hoje com um ano e sete meses, visita trimestralmente os profissionais da instituição para dar segmento ao seu tratamento.

Os pais dela, Ingrid e Vitor Cirne, já perderam as contas de quantos exames e procedimentos a filha realizou. O que não se perde nessa família, de jeito nenhum, é o otimismo e a enorme vontade de ver Nicole ter uma vida feliz.

“Quando Nicole era menor, a gente ia ao ambulatório em um espaço de tempo menor. Mas, mesmo agora, com retorno mais espaçado, tudo que minha filha sente nós temos a possibilidade de relatar, imediatamente, à neuropediatra. Não só eu, como os outros familiares. Todos comentam no grupo que formamos”, conta Ingrid. Na opinião da mãe, esse suporte médico é muito importante, pois permite reajustar, se necessário, as doses dos medicamentos administrados: “graças ao prognóstico rápido, desde que ela estava na minha barriga, e aos encaminhamentos corretos, Nicole evoluiu muito. Admiro a percepção da equipe”.

Para apoiá-los nesse processo, o HGRS dispõe, além de neuropediatra, de infectologista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, oftalmologista, odontólogo e psicólogo. Todos preparados para atender, tratar e orientar Nicole e as outras cerca de 150 crianças assistidas no ambulatório.

Ao todo, o Ambulatório Multiprofissional de Acompanhamento de Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus realizou – desde a sua fundação, no final de 2015 – quase 200 atendimentos. Além das consultas, os profissionais colhem material para avaliações periódicas na unidade, fazem exames de imagem e promovem, ainda, visitas domiciliares quando as mães não têm condições de levar as crianças ao hospital.

Referência no estado em malformações congênitas, o Hospital Geral Roberto Santos será representado por meio dessa iniciativa na’Feira Soluções para a Saúde – Zika’, em Salvador, entre 8 e 10 de agosto deste ano. Estará também, em fevereiro de 2018, na cidade de Manaus.

Ascom HGRS
/HGRS/feira de soluções

Notícias relacionadas