Começou hoje (7) o rastreamento do Câncer de Mama em Heliópolis, Antas e Ribeira do Amparo

07/08/2017 19:11

Começa hoje (7), nos municípios de Heliópolis, Antas e Ribeira do Amparo a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado. Nos três municípios, 2.640 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizarem mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.

Para ser atendida, a mulher deve levar o Cartão do SUS, um documento de identidade e um comprovante de endereço. No município de Heliópolis, a unidade móvel que está estacionada na Praça 15 de Novembro, em frente à Câmara de Vereadores, vai ficar até o dia 11 de agosto. Já em Antas, a unidade permanecerá até o dia 15 de agosto, estacionada no Posto de Saúde da Família, na Rua Saturnino Nilo. Já em Ribeira do Amparo, a unidade móvel ficará até o dia 12 de agosto, na Rua Senhor do Bonfim, ao lado do PSF Professor Nélson Barros. Os atendimentos começam às 7h e prosseguem até as 18h.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama da Sesab tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

L.S. /M.Tb.909-Ba
/saúde sem fronteiras/rastreamento Heliópolis, Antas e Ribeira do Amparo