Notícias /

Futuras pacientes e acompanhantes conhecem Maternidade de Referência

18/08/2017 13:29

A Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, recebeu nesta quarta-feira (16) cerca de 60 gestantes do distrito de saúde de São Caetano/Valéria, para a visita de Vinculação, que visa garantir o acesso a uma assistência de qualidade e humanizada.

Durante toda a manhã, a equipe multiprofissional formada por Ariane Teixeira (líder de enfermagem), Vanessa Ferreira (supervisora do Ambulatório), Joseane Bonfim (enfermeira auditora), Sélene Nobre (gerente assistencial), Adielma Nizarala (gerente clínica médica) e Jane Graciela (supervisora do Serviço Social) tirou dúvidas das gestantes, esclarecendo mitos sobre a gravidez e informando a maneira correta de amamentar, concluindo com uma visita guiada às dependências da unidade.

As mulheres participaram de um bate-papo sobre acolhimento com classificação e risco, sinais e sintomas de trabalho de parto, métodos não farmacológicos de alívio a dor, amamentação e puerpério e conheceram as rotinas da maternidade.

Joseane Bonfim destacou o trabalho de Vinculação como importante para ambientar as gestantes com o espaço. “É necessário fortalecer a relação para que elas se sintam seguras. Promover segurança e aproximação da equipe com a gestante contribui para um parto ainda melhor”.

Joselina Santos, por exemplo, no oitavo mês de gestação, foi uma das gestantes que participou da visita de Vinculação na Maternidade. Ela elogiou as palestras que assistiu e disse estar à vontade para prosseguir com o acompanhamento.

“A iniciativa foi muito boa porque serviu para tirar várias dúvidas que eu tinha. É excelente saber como é o funcionamento da maternidade e isso soma muito para nós, pacientes”, comentou.

Rede Cegonha e Vinculação

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem o objetivo de implantar uma rede de cuidados para a saúde da mulher, o planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez.

Nesse contexto, uma vez por mês as gestantes do Distrito de Saúde que tem como referência a Maternidade são encaminhadas à unidade, para conhecer as dependências e estreitar os laços com a equipe multiprofissional.

Fonte: Maternidade Referência

Notícias relacionadas