Notícias /

Maternidade de Referência inova promovendo oficina de panificação para gestantes

21/08/2017 11:41

Seguindo a programação do “Agosto Dourado”, mês em que todas as atividades são voltadas em prol do aleitamento materno, a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto promoveu uma oficina de panificação para gestantes nesta semana.

Em homenagem ao Dia da Gestante (15 de agosto), os pães foram produzidos com um diferencial: em formato de mamas. Cerca de 20 pessoas – pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade – participaram da aula, que foi conduzida por Gildeval Ribeiro, cozinheiro da Maternidade.

Eunira Ferreira está no oitavo mês de gestação e, por conta do alto risco da gravidez, está há cerca de um mês internada na unidade de saúde. No entanto, comentou com satisfação sobre a oficina e elogiou a iniciativa.

“O curso foi excelente para a gente se distrair. Nós já estamos preocupadas com a nossa saúde e a do bebê e a oficina serviu para a gente aliviar o estresse. Sair do ambiente da enfermaria e meter a mão na massa, literalmente”, disse aos risos.

A enfermeira líder Joana Lara fez parte da equipe que acompanhou as gestantes na oficina e afirmou que atividades dessa natureza ajudam na qualidade do tempo que as pacientes levam internadas. “Elas ficam com o tempo ocioso durante a internação. Com essa oficina elas se sentem mais valorizadas. Além de aprenderem algo novo, elas se sentem mais valorizadas aqui na unidade”, disse.

Juliana Sena, enfermeira da ala de gestação de Alto Risco, complementou que trabalhos como este aliviam o psicológico das pacientes e melhoram o trabalho assistencial: “É algo atípico e causa muito bem para elas (as gestantes). Quando saem da enfermaria e entram em um ambiente como esse, sentem-se em casa. Isso torna mais tranquilo o nosso trabalho”.

Até o final do mês de agosto, a Maternidade de Referência seguirá com diversas programações no propósito de fomentar a cultura da amamentação. Palestras, cursos e exposições estão previstas para ocorrer envolvendo as pacientes, os colaboradores e a comunidade do Pau Miúdo, onde a unidade de saúde está localizada.

Ascom Maternidade José Maria
/maternidade José Maria/dia da gestante

Notícias relacionadas