Notícias /

Estado da Bahia inicia Especialização Técnica em Radioterapia

22/08/2017 17:14

Profissionais de saúde de nível médio que atuam em Centros e Unidades de Assistência de Alta Complexidade Oncológica iniciaram ontem (21), no Estado da Bahia, o Curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia com Ênfase em Aceleradores Lineares. A Bahia é o segundo estado a iniciar a especialização, que atende ao Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, instituído pelo Ministério da Saúde em 2012, e que tem como meta especializar 160 profissionais em todo o Brasil, para atuarem numa perspectiva multidisciplinar e humanizada em Unidades de Radioterapia Integrada ao Sistema Único de Saúde.

A aula inaugural aconteceu na Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (SUPERH/EFTS) e, conforma uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Escola e o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além do Hospital Aristides Maltez, referência oncológica no estado.

O acolhimento aos 29 técnicos e tecnólogos em radioterapia foi feito pela diretora da EFTS, Maria José Camarão, que ressaltou a importância da formação e qualificação técnica no âmbito do SUS. “A EFTS é uma escola do SUS que acredita e trabalha com a educação em serviço, na certeza de que é possível avançar reconhecendo as necessidades locais e daqueles que estão trabalhando na ponta, para prestar uma assistência mais resolutiva e consciente”, afirmou.

Durante a aula foram expostos ainda os temas “Histórico e perspectivas da Radioterapia no Brasil”, apresentado pela subchefe da Radioterapia do Instituto Nacional do Câncer, Célia Viegas; “A importância do Técnico de Radiologia Especialista em Radioterapia”, apresentada pelo professor Alexandre Ferreli, vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABECLIN), além do Projeto do Curso, exposto pelo coordenador geral da especialização, Alexandre Moreno.

Participaram também da aula inaugural, a coordenadora de redes de Atenção Especializada da Sesab, Maria de Fátima Rocha, representando o Secretário de Saúde, Fábio Vilas – Boas; a Superintendente de Recursos Humanos da Saúde, Maria do Rosário Muricy; a diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Anakeila de Barros Stauffer; o diretor do Hospital Aristides Maltez, Humberto Luciano e a diretora do 8º Conselho Regional de Técnicos em Radiologia/Ba, Maria do Amparo Rodrigues.

Fonte: EFTS
EFTSJNovis/radioterapia1

Notícias relacionadas