UPA de Vitória da Conquista completa 1 ano com mais de cem mil atendimentos

22/08/2017 17:18

A UPA de Vitória da Conquista, inaugurada em 22 de agosto de 2016, completa um ano de funcionamento. Nesse tempo, foi comprovado que um passo muito importante foi dado pelo Governo do Estado para a melhoria da assistência à saúde na terceira maior cidade do estado.

A unidade, modelo III contabilizou mais de cem mil atendimentos, entre exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), atendimento nas especialidades de clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, proporcionando assim uma melhor assistência e, com isso, desafogando outras unidade de saúde.

A UPA conta com 24 leitos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, além de enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

José Antônio Sousa, superintendente do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH), responsável pela gestão da unidade, destaca que “com o funcionamento pleno da UPA, a população do sudoeste baiano está sendo muito bem assistida na urgência e emergência. Foi uma excelente iniciativa do Governo da Bahia”, disse Sousa.

A diretora da UPA, Hucilene Simões, afirma que a inauguração da UPA possibilitou um espaço mais adequado para os atendimentos de urgência e também para o serviço ambulatorial. “A estratégia do nosso atendimento está diretamente relacionada com o comprometimento de toda equipe que organiza o fluxo de atendimento e dando resolutividade”.

A Unidade de Pronto Atendimento, desde o seu funcionamento, resolve a maioria das urgências e emergências, tendo 95% dos casos solucionados. Entre 22 de agosto de 2016 e 21 de agosto de 2017, 24.617 pacientes passaram pelo raio x da UPA. Nesse período, foram realizados ainda 97.336 exames laboratoriais e o número de ECG e ultrassonografia ultrapassou 8 mil”.

Neste primeiro ano, a UPA não se destaca apenas pelo elevado número de atendimentos realizados, mas principalmente pela qualidade da assistência ofertada à população, é o que afirma a dona de casa Ana Lúcia Santos, que precisou levar o marido Marcos Silva Santos, 56 anos, após sentir fortes dores de cabeça e mal estar. “Estou satisfeita com o atendimento, chegamos e meu marido recebeu atendimento de imediato. Já foi atendido pelo médico, fez vários exames e foi medicado. Só tenho a agradecer. É muito bom contar com atendimento perto da gente, e principalmente de qualidade”.

A autônoma Fabiana Silveira, também aprova o atendimento da UPA. Ela garante que a unidade tem profissionais qualificados e realiza um ótimo atendimento. “Meu filho estava com muita febre, com falta de ar e consegui atendimento aqui na UPA. Fiquei impressionada com tudo que vi. Tenho muito que agradecer a todos que atenderam meu filho e também ao Governo do Estado por ter colocado essa unidade para atender a quem não tem plano de saúde, estou saindo satisfeita porque meu filho está bem”, garantiu.

Fonte: Ascom da UPA
UPA/conquista