Notícias /

Maternidade de Referência realiza “Caravana em prol da Amamentação”

23/08/2017 16:58

Para incentivar e destacar a importância do aleitamento materno, a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, promoveu a “Caravana em prol da Amamentação”, na última segunda (21). A atividade foi realizada de um jeito diferente: uma verdadeira caravana com cânticos, bonecos simulando bebês e bate-papo sobre a importância da amamentação.

Em um clima totalmente lúdico, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais utilizaram o momento para intensificar as ações do “Agosto Dourado”, em que todas as ações são voltadas para o incentivo da amamentação.

A médica Iandira Montes Castro destacou a importância de reforçar nos colaboradores da unidade a ideia de fomentar a cultura do ato de amamentar. “O papel do funcionário é fundamental para que a mãe se sinta acolhida. Não é só o médico, não é só a equipe de enfermagem. É desde a portaria, o pessoal da segurança, da limpeza. Todo mundo é precioso para o bom funcionamento do hospital. Para que a gente acolha ainda melhor as gestantes, precisamos envolver todo mundo, porque cada pessoa tem papel especial nesse trabalho”, comentou.

A caravana transitou pelos quatro andares da unidade. Passando pelo Pronto Atendimento, Ambulatório e recepção principal, onde pessoas que aguardavam atendimento assistiram a uma apresentação sobre o tema. Depois, o grupo seguiu pelo Almoxarifado, Sala de Nutrição, Centro de Costura, Enfermarias, mobilizando os funcionários e as próprias pacientes e familiares.

Iandira falou sobre os dados negativos da falta de amamentação, que segundo ela, são assustadores: milhares de crianças morrem no mundo porque não são amamentadas. Além de funcionar como uma espécie de primeira vacina do bebê, o aleitamento materno fortalece os laços humanos.

“Com a mãe que amamenta o risco de abandono é diminuído. As pesquisas mostram que a chance de abandono e de abuso são menores, por conta do vínculo afetivo. Algumas mães já são apaixonadas pelo bebê desde o nascimento. Outras vão construindo esse afeto. Então o profissional de saúde é fundamental para intermediar esse vínculo”, declarou.

Faltando ainda uma semana para finalizar a campanha, a Maternidade de Referência ainda promoverá diversas atividades e treinamentos com os funcionários, gestantes e acompanhantes. O objetivo é intensificar a ideia dos benefícios do aleitamento materno para as pacientes, assim como para a sociedade.

Ascom Maternidade José Maria
/maternidade José Maria/ caravana

Notícias relacionadas