Notícias /

Coordenadora do Núcleo de Estudos do Suicídio profere palestra em curso na Fiocruz

24/08/2017 17:10

A psicanalista Soraya Carvalho, coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), participa hoje, no Rio de Janeiro, do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica, desenvolvido pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

Na oportunidade, a coordenadora do centro baiano fará uma apresentação na aula aberta “A morte pode esperar? Suicídio, psicanálise e saúde pública”. O evento, aberto ao público, tem a coordenação da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Clarisse Gatto, também coordenadora do Curso de Atualização em Fundamentos da Experiência Psicanalítica.

O NEPS

O Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio é um serviço desenvolvido pelo Ciave na prevenção de suicídios e redução de reincidências destes eventos. A equipe do núcleo é formada por enfermeira, psicólogas, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e estagiários de Psicologia, que atende pacientes de todas as idades. O acesso a esse serviço se dá através de demanda espontânea ou por casos de tentativa de suicídio identificados na emergência do Hospital Geral Roberto Santos.

As atividades do núcleo foram iniciadas em 1991 e atualmente, segundo a coordenadora do serviço, “é referência na Bahia e o modelo está sendo exportado para outros centros no Brasil, pois somos pioneiros no país”. As ações do núcleo incluem orientação aos pacientes e familiares, e também a preparação de equipes de saúde.

Ascom/Sesab
Ciave/fiocruz

Notícias relacionadas