Notícias /

HUPES reabre serviços assistenciais, UTI, unidade de hemodinâmica e enfermaria pediátrica

24/08/2017 17:12

Hoje (24), o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) inaugura cinco importantes serviços assistenciais que vão atender à população baiana. Serão abertas: uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com 10 leitos; uma enfermaria pediátrica, com 26 leitos; uma unidade de hemodinâmica, para a realização de procedimentos invasivos, diagnósticos e terapêuticos nas áreas de cardiologia, angiologia, gastroenterologia e neurologia.

Também serão inauguradas a primeira etapa da obra de reforma do Centro Cirúrgico, que vai melhorar o fluxo tanto para pacientes quanto para a equipe médica e de enfermagem, e o Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux, um laboratório de biologia molecular aplicada às doenças do fígado que tem como objetivo prestar assistência na área aplicada às Hepatites Virais e doenças associadas. Esse último totalmente financiado pela Fundação Merieux.

Ao todo, foram investidos R$ 4,9 milhões para a conclusão das obras que estavam paradas, aquelas quatro primeiras. Em termos de atendimentos, o HUPES espera realizar, inicialmente, 200 procedimentos por mês na hemodinâmica, com previsão de dobrar esse número quando o serviço estiver funcionando também no turno noturno. Na enfermaria pediátrica, a capacidade será para o internamento de 26 pacientes, e no Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux serão pelo menos 150 testes por mês, além das capacitações.

Com esses serviços, serão oferecidas melhores condições para recepção e preparo dos pacientes, melhorias no que se refere à acomodação das equipes, um incremento importante para as atividades de assistência, e, consequentemente, de ensino e pesquisa. O superintendente do HUPES, Antonio Carlos Lemos, enfatiza que essa conquista revela a importância do convênio Ebserh/UFBA/MEC.

O Hospital Universitário é um órgão estruturante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Trata-se de uma unidade hospitalar e ambulatorial de ensino, pública, de grande porte, referência em média e alta complexidade no Estado e integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os pacientes chegam referenciados pelo sistema de regulação. Possui a importante missão de prestar assistência à saúde da população; formar recursos humanos voltados para as práticas de ensino, pesquisa e assistência e produzir conhecimentos em benefício da coletividade.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Ascom HUPES
/Hupes/inaugura

Notícias relacionadas