Notícias /

Parceria entre SSP e Hospital Lopes Rodrigues possibilita atualização de Registro Civil de usuários do hospital

24/08/2017 17:18

O Hospital Especializado Lopes Rodrigues (HELR) segue empenhado no processo de desinstitucionalização, atentando na promoção e viabilização de direitos garantidos legalmente, aos moradores da unidade que tiveram esses direitos cerceados ao longo dos anos em segregação social.

Hoje (24), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública/Departamento de Polícia Técnica, está sendo promovido um mutirão para atualização de Registro Civil de 62 usuários.

Segundo a diretora do Lopes Rodrigues, Iraci Leite, têm sido grandes os desafios enfrentados no processo da construção da autonomia de cada morador, que devido à característica asilar e a forma institucional de tratamento, levaram à exclusão social, dependência pessoal e à cronicidade, subtraindo os direitos civis e sociais destes seres humanos.

“Com esse trabalho, estamos resgatando Direitos de Cidadania, preparando-os para o retorno familiar ou Residências Terapêuticas e, principalmente, ao convívio com a sociedade,” disse a diretora do HELP.

A gerente da Desinstitucionalização, Denise Rosa, destaca o empenho das assistentes sociais Nayara Leite e Débora Mascarenhas, que fazem parte desta Comissão e vêem se dedicando ao regaste da história de vida dessas pessoas, tendo como uma das ações desse processo a regularização e a atualização da documentação civil, resgate da história de vida do sujeito, que se torna cidadão de fato e de direito.

Fonte: Lopes Rodrigues
Lopes Rodrigues/mutirão