Após 120 dias internada, paciente recebe alta da Maternidade de Referência e ganha festa de despedida

25/08/2017 19:16

A tarde de ontem (24) foi mais que especial para todos da Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. Com as presenças da diretoria, coordenações das UTIs, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e administrativo foi promovida uma grande celebração pela alta da paciente Marinalva Araújo de Oliveira, 41 anos, após 120 dias de internação, sendo que mais de 90 dias desse período foi na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A paciente foi transferida do município de Esplanada (a cerca de 160 km de Salvador) com gestação de 23 semanas, mas o seu bebê já estava sem vida. Ela teve uma ruptura do fígado, sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico (mais conhecido como derrame cerebral) e foi submetida a cinco cirurgias na Maternidade de Referência, que atende aos casos gestacionais de alto risco do estado da Bahia.

Ao longo dos quatro meses de hospitalização, a equipe multiprofissional esteve envolvida nesse caso e buscou das mais diversas formas promover a recuperação de Marinalva, que contou também com a companhia constante do marido, José Roberto.

Para Marina Fernandes, médica intensivista da UTI adulto, a situação de Marinalva foi um grande desafio e o atendimento humanizado fez total diferença na recuperação. “O caso de Marinalva foi um desafio em diversos momentos. Ela teve uma evolução um pouco difícil e chegamos a achar que não iria se recuperar, que ficaria com muitas sequelas”, contou a médica.

“Quando ela começou a se movimentar, a apresentar reações, percebemos que precisávamos reconectá-la com a vida. Entre outras coisas, a música foi muito importante nesse processo. A relação de carinho e cuidado de Roberto (marido da paciente) com ela também foi muito importante para essa recuperação”, finaliza Fernandes.

Celebração

Com direito a balões, cartazes, participação do coral Canto da Cegonha, a paciente teve uma festa de despedida na recepção principal da maternidade, e muito emocionada agradeceu a todos pelo período que esteve na unidade.

“Aqui eu fiz uma nova família. Vou sentir muita falta de vocês, muita falta mesmo. Eu não vou esquecer nunca na minha vida. Vou levar isso pra sempre no meu coração, pode passar o tempo que passar e onde eu for, vou levá-los no meu coração, na minha lembrança. Não vou esquecer nunca o que fizeram por mim”, contou Marinalva.

Para Karine Valverde, diretora administrativa da Maternidade de Referência, são momentos como esses que fortalecem ainda mais o objetivo de prestar um atendimento cada vez melhor. “Para nós, é de extrema gratificação esses momentos de alta. Eles sempre são cercados de muita emoção. Nessa situação fica ainda mais clara a importância do nosso trabalho. Receber um paciente num quadro de criticidade alto e devolvê-lo para a família sadio e feliz é muito gratificante. Nos motiva ainda mais”, comemorou.

Muito feliz pela recuperação da esposa, José Roberto também agradeceu pela celebração e cuidado que Marinalva recebeu durante a permanência na unidade. “Eu só tenho a agradecer a cada um, desde a equipe técnica, enfermeiros, médicos a equipe de limpeza. Tudo pra mim foi 100%, do atendimento comigo ao cuidado com ela. Agradeço a todos que ajudaram e cuidaram de minha esposa. Aqui consegui fazer muitas amizades e espero voltar com ela aqui andando. Muito obrigado e que Deus abençoe cada um”, disse emocionado.

Fonte: Ascom da Maternidade de Referência
Maternidade José Maria/120dias