Notícias /

Hospital do Subúrbio inaugura Unidade de Telemedicina

30/08/2017 14:46

O Hospital do Subúrbio (HS) inaugura sua Unidade de Telemedicina na próxima terça-feira, 5 de setembro, marcando a entrada na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A inauguração, que ocorre na sala de videoconferência, contará com a presença do coordenador da RUTE, Luiz Ary Messina. Ao integrar-se à RUTE, o HS traz aos seus profissionais de medicina e das áreas multidisciplinares da saúde a oportunidade de interagirem com profissionais de todo o Brasil.

Por meio da RUTE são realizados encontros regulares dos Grupos de Interesse Especial, os chamados “SIGs” (Special Interest Groups, no inglês), cada um discutindo um tema específico. Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para profissionais da saúde em diversos níveis de formação.

O coordenador de Ensino e Pesquisa do HS, André Gusmão, explica que nos SIGs podem ser desenvolvidas parcerias em pesquisa e assistência, em determinada área de interesse. Hoje, a RUTE totaliza 66 SIGs.

O HS vai participar do SIG de AVC, exclusivo para Acidente Vascular Cerebral, que é liderado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A opção se deu pela existência, no HS, da Linha de Cuidado do AVC. Para fazer parte da RUTE, é necessário solicitar a inclusão e cumprir as etapas obrigatórias, comprovando capacidade técnica, além de apresentar um projeto com a oferta de serviços à Rede.

A contribuição do Hospital do Subúrbio à RUTE será a criação de dois SIGs, um em Bioética e outro em Medicina Crítica. “Em troca, temos a oportunidade de ampliar discussões, fazer novas relações entre profissionais e instituições”, ressalta André Gusmão.

Além da Unidade RUTE no Hospital do Subúrbio, integram a Rede na Bahia: o Hospital Universitário Edgard Santos, o Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira, a Maternidade Climério de Oliveira, o Hospital Geral Roberto Santos, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o Hospital São Rafael, a Rede SARAH de Hospitais – sede Salvador, as Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Ana Nery.

Ascom do Hospital do Subúrbio
Hospital do Subúrbio/telemedicina

Notícias relacionadas