Notícias /

Unidade de Telemedicina do HS reforça rede estadual

05/09/2017 19:54

Promover interação com profissionais de medicina de diversas partes do país para discussão de casos clínicos, trocas de experiências e pesquisa. Este é o objetivo central da Unidade de Telemedicina do Hospital do Subúrbio (HS), inaugurada nesta terça-feira (05/09), em evento realizado na sala de videoconferência do HS.

Com este novo projeto, a unidade de saúde passa a fazer parte da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), iniciativa que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de novos, interligando diversos hospitais do país.

“Percebemos a importância deste projeto há alguns anos, com as nossas constantes participações em congressos. Conseguimos avançar em tecnologia de comunicação neste período e hoje estamos fazendo parte deste projeto de grande importância. Com a iniciativa, estamos integrados com serviços de medicina de diversas localidades, com a possibilidade de contribuir cientificamente, inclusive”, disse André Gusmão, coordenador de Ensino e Pesquisa do HS.

Grupos – O Hospital do Subúrbio vai participar ativamente dos chamados Grupos de Interesse Especiais da RUTE, denominados de SIGs (Special Interest Groups, em inglês). O HS fará parte do SIG de Acidente Vascular Cerebral, que é liderado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e vai liderar os SIGs de Bioética e Medicina Intensiva. Os trabalhos envolvem, também, residentes que estão construindo as suas formações no HS.

Para o coordenador da RUTE, Luiz Messina, que esteve presente na cerimônia, os pacientes ganham com este serviço. “Temos aqui um hospital geral público com boas condições físicas, que desenvolve um trabalho de qualidade, e que agora está conectado diretamente com diversas outras organizações. É um benefício para os pacientes, que ganham muito com a troca de experiências dos profissionais, para os residentes que aqui estão, que também se beneficiam deste debate, e para os técnicos da unidade, que dão um passo importante para a saúde digital”, afirmou.

O diretor técnico do HS, Jorge Motta, ressaltou que a iniciativa dá continuidade à busca constante do HS pela excelência no atendimento. “O projeto consolida a busca pela qualidade na assistência que temos diariamente. Está de acordo com o nosso modelo de gestão, que valoriza as pessoas, a comunidade, as boas práticas e a ética. Sempre buscamos trabalhar em rede, por acreditarmos que esta é a melhor forma para alcançar os objetivos”, disse.

O presidente da Prodal Saúde, consórcio que administra o HS, Jorge Oliveira, concluiu o evento ressaltando a importância de uma formação continuada para a organização. “Temos a sensação de dever cumprido porque sempre acreditamos que toda esta transformação, seja no atendimento aos nossos pacientes ou no crescimento da própria organização, passa pela educação. E ampliar as fronteiras do conhecimento é de fundamental importância”, concluiu.

Além da Unidade RUTE no Hospital do Subúrbio, integram a Rede na Bahia o Hospital Universitário Edgard Santos, o Centro Pediátrico Professor Hosannah de Oliveira, a Maternidade Climério de Oliveira, o Hospital Geral Roberto Santos, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o Hospital São Rafael, a Rede SARAH de Hospitais – sede Salvador, as Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Ana Nery.
Fonte: Ascom/HS

Notícias relacionadas