Notícias /

Hospital Roberto Santos promove série de atividades para campanha de enfrentamento da sífilis

14/09/2017 20:54

Com objetivo de mobilizar profissionais de saúde e a comunidade para a importância da detecção e tratamento da sífilis, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, a partir do dia 19 de setembro, uma série de atividades organizadas pela maternidade da instituição. A ação culminará no sábado, 23, dia de enfrentamento da doença na Bahia.

De acordo com a programação, do dia 19 ao dia 22, a equipe do HGRS visitará as unidades de saúde do Distrito Cabula-Beiru para divulgar o evento. Na ocasião, moradores da comunidade também terão a oportunidade de conhecer a proposta da campanha.

Já no dia 22, das 10 às 12h, a palestra ‘Diagnóstico, tratamento e notificação da sífilis na gestante e da sífilis congênita – experiência do HGRS’ será direcionada a profissionais de saúde internos e externos à instituição. O encontro, no Auditório Central do hospital, será conduzido pela neonatologista Magnólia Magalhães de Carvalho – coordenadora da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco-HGRS) – e pelo infectologista Claudilson Bastos – membro do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar (NEH-HGRS) e coordenador do internato da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Interessados em participar da palestra do dia 22 devem se inscrever por meio do blog www.ensinoepesquisahgrs.blogspot.com.br. O link também trará informações adicionais sobre a ação.
Por fim, no dia 23, Dia de Enfrentamento da Sífilis e Sífilis Congênita, a população baiana terá a oportunidade de realizar teste rápido de sífilis, HIV e hepatite. Haverá coleta de VDRL dos casos positivos, que serão encaminhados para tratamento e notificados. Os pacientes cujos resultados derem negativo também receberão orientações para prevenção. Uma roda de conversa com a comunidade será realizada durante a manhã. A campanha, no sábado, ocorrerá entre 7 e 13h.

/HGRS/sífilis Ascom HGRS

Notícias relacionadas