Notícias /

Procedimentos da etapa de Conceição do Coité do Mutirão de Cirurgias começam dia 16

14/09/2017 19:28

A partir do dia 16 de setembro os procedimentos agendados na etapa de Conceição do Coité do Mutirão de Cirurgias começam a ser realizados. A iniciativa do Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado, tem como objetivo auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. Durante a ação estão sendo oferecidas cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula).

As consultas e os exames pré-operatórios, que estão sendo feitos até esta quinta-feira (14), começaram a ser realizados na terça-feira (12), nas unidades móveis do Mutirão de Cirurgias que estão estacionadas na Praça da Igreja Matriz, em Conceição do Coité. As cirurgias serão feitas no Hospital Regional de Conceição do Coité e no Hospital Municipal de Conceição do Coité.

A moradora de Conceição do Coité Maria Renilda da Silva Lima está com a cirurgia de hérnia marcada para o dia 28 de setembro. “Já tem dois anos que fiquei sabendo da necessidade da cirurgia, mas sempre ficava adiando buscar atendimento. Com o mutirão, tive a confiança para fazer o procedimento”, conta Maria Renilda, que é trabalhadora rural. Quem também está com o procedimento marcado é Simone Silva dos Santos. “Gostei muito do atendimento dos profissionais aqui e, ainda bem, no dia 16 de outubro, farei meu procedimento. Espero que meu mal estar passe depois da cirurgia”, afirma Simone.

Além da população de Conceição do Coité, os moradores de Água Fria, Araci, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente também estão sendo beneficiados nessa etapa do Mutirão de Cirurgias.


Atenção Integral

O coordenador em campo do mutirão, Deleon Francisco, explica que os pacientes que, por alguma razão, não podem realizar os procedimentos durante o Mutirão de Cirurgias são encaminhados para unidades de referência. “Garantimos também o atendimento dos pacientes que demandam um suporte mais avançado. Alguns deles têm a idade avançada ou apresentam comorbidades”, afirma Deleon.

Próximas Etapas

As próximas etapas do Mutirão de Cirurgias acontecerão em Ibotirama e em Barra. Nos dias 18 e 19 de setembro as unidades móveis da ação estarão estacionadas na Praça Ives de Oliveira, no centro de Ibotirama. Em Barra os atendimentos acontecerão nos dias 22 e 23 de setembro nas unidades que ficarão Praça Barão de Cotegipe.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente poderá se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina, TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.