Hospital Regional Dantas Bião qualifica profissionais para o transporte de hemocomponentes

15/09/2017 12:01

Com o intuito de qualificar os profissionais de saúde sobre boas práticas de manuseio do sangue, o Hospital Regional Dantas Bião realizou um treinamento sobre os cuidados com transporte de sangue e hemocomponentes. A capacitação, que ocorreu no auditório, foi ministrada pelo profissionais da Hemoba Alagoinhas e teve como público alvo profissionais de saúde, em especial motoristas.

Os profissionais do transporte participaram ativamente do treinamento que contou com a presença do bioquímico Fernando Rocha. Na oportunidade, ele abordou temas variados como: montagem da maleta de transporte, armazenamento de hemocomponentes e como agir em casos de intercorrências.

Fernando Rocha destacou que o treinamento é de suma importância para qualificar os profissionais sobre esse transporte. “Para manter a qualidade do produto que vai ser transfundido, é necessário o cuidado em todas as etapas como no armazenamento e transporte. Buscamos qualificar os profissionais que fazem esse transporte e garantir que não haja prejuízo durante todas as etapas”, explicou.

Rocha destacou ainda que não adianta manter um rigoroso e caro controle de qualidade interno, se durante o transporte os hemocomponentes são transportados de qualquer forma, aumentando assim os riscos ao receptor. “Também ressaltamos a necessidade da padronização no transporte e a importância do trabalho desses profissionais”, informou.

Riscos iminentes

O transporte é um dos pontos críticos de controle no ciclo do sangue. Falhas neste processo, como por exemplo, amostras de sangue e/ou hemocomponentes com alterações na temperatura e no tempo padronizado de transporte, podem acarretar erro da análise laboratorial, produtos biológicos contaminados ou deteriorados e perda da qualidade, interferindo de forma negativa na terapêutica do paciente

Importante destacar que, em se tratando de material biológico, deve-se também levar em conta o risco de infecção do trabalhador, a possibilidade de contato com pessoas durante o trânsito, bem como a contaminação do ambiente em situações de avaria.

Ascom Dantas Bião
/Dantas Bião/treinamento hemocomponentes