Notícias /

Obstetras baianos participam de curso do Ministério da Saúde na Maternidade de Referência

15/09/2017 14:52

Médicos e enfermeiros obstetras de Salvador e de algumas cidades do interior baiano participaram de um curso na Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, na segunda e terça-feira (dias 10 e 11), sobre Prevenção e Manejo Obstétrico da Hemorragia Pós-Parto.

As aulas foram ministradas pelos médicos Sabrina Carvalho e Amado Nizarala, respectivamente gerente clínica e coordenador de obstetrícia da unidade, que participaram de uma capacitação em Brasília – encaminhados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para serem multiplicadores na Bahia. A proposta faz parte do programa em ordem nacional e está sendo implantado no estado pela Sesab.

“A ideia do programa é diminuir o número de mortes por hemorragia pós-parto. Está dentro do programa Zero Mortalidade Materna, do Ministério da Saúde, que teve início há pouco mais de um ano. Médicos obstetras de alguns estados foram selecionados para serem treinados em Brasília. Nós fomos representando a Bahia e voltamos para multiplicar aqui”, disse Sabrina Carvalho.

Nizarala destacou que a razão desta capacitação é tão somente qualificar a assistência para reduzir o número de mortes no pós-parto. Segundo ele, são mortes evitáveis e o corpo assistencial deve estar devidamente preparado para evitar que os casos de hemorragia resultem em fatalidade.

“Esta é a causa de 12% das mortes de mulheres no estado da Bahia. Falta capacitação das pessoas. E isso é o que o estado, através do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia decidiu encarar e fazer um treinamento em toda a Bahia para que possamos espalhar este conhecimento e esta mudança de atitude a respeito da hemorragia”, declarou.

Além deste curso realizado em Salvador, também serão realizadas as rodadas de capacitação em Barreiras, Juazeiro, Itabuna, Porto Seguro, Feira de Santana, Alagoinhas, Jacobina e Vitória da Conquista.

Ascom Maternidade José Maria
/Maternidade José Maria/manejo obstétrico

Notícias relacionadas