Notícias /

EESP inicia as aulas da 2ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública

19/09/2017 18:56

Com o objetivo de qualificar os profissionais da área da saúde e áreas afins, com vistas ao desenvolvimento das competências gerais e específicas necessárias para a sua atuação na área de saúde pública como sanitarista, contribuindo com a implementação de novas práticas e organização do trabalho em saúde, tomando como referência os princípios do SUS, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deu início às aulas da 2ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública.

O curso, que é ligado à Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto Magalhães Netto (EESP), instituição de ensino e educação permanente, da Superintendência de Recursos Humanos, conta com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), sob a coordenação da Secretaria Técnica Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (Redescola).

As aulas do 1º módulo do Curso de Especialização em Saúde Pública (pós lato sensu), ocorreram nos dias 14, 15 e 16 e foram realizadas na Faculdade Rui Barbosa (Rio Vermelho). Diante desse 1º módulo, nos dois primeiros dias foram desenvolvidos: o acolhimento dos discentes e explicação da estrutura curricular do curso, composta de 11 módulos a serem desenvolvidos de forma presencial com complementação EAD. Também foram discutidos aspectos referentes à ementa/programação do módulo 01: processo de trabalho, constituição do sujeito da saúde pública, ética profissional, papel e perfil do sanitarista.

No sábado (16) pela manhã, foi iniciado o módulo de metodologia, o qual é transversal aos quatro primeiros módulos, durante os quais os discentes irão processualmente definir com o apoio das aulas, sua temática de estudo para o TCC e elaborar um primeiro pré-projeto de estudo ou de intervenção. Valendo ressaltar que a estratégia direcionada de início foi dada como forma de incentivo a definição de temática e pré-projeto, pois é algo que necessita de tempo e dedicação dentro de um curso de especialização, logo havendo a responsabilidade de construção e desenvolvimento precoce para facilitar sua conclusão.

Fonte: EESP
/eesp/2ª turma

Notícias relacionadas