Notícias /

HGRS será representado no XIII Congresso Mundial de Medicina Intensiva

19/09/2017 18:47

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, será representado no XIII Congresso Mundial de Medicina Intensiva e XXII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva pela enfermeira Carina Picanço – tutora e coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Intensiva da instituição. A profissional foi aprovada com o trabalho ‘Healthcare – associated infections: epidemiological analysis’ (‘Infecção Relacionada à Assistência à Saúde em Unidade de Terapia Intensiva: análise epidemiológica’, em tradução para o português) e irá apresentá-lo em novembro, no Rio de Janeiro.

A Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras), conforme pontua Carina, é tida como um problema de saúde pública que acarreta custos econômicos e sociais, além de promover crescimento das taxas de mortalidade nos hospitais do país. “Dentro desse contexto, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), considerada uma unidade crítica, concentra índices elevados relacionados à prevalência de Iras”, explica ela, que, baseada nesses aspectos, decidiu descrever os fatores epidemiológicos de Iras em uma UTI.

A população constituída no estudo de Carina foi de pacientes adultos em tratamento intensivo, de junho a agosto de 2016. Segundo a enfermeira, a coleta de dados ocorreu a partir da consulta de prontuários e fichas de notificação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Ascom HGRS
/hgrs/medicina intensiva

Notícias relacionadas