Notícias /

Iperba participa da ação estadual de combate a sífilis congênita

19/09/2017 18:51

Em decorrência do aumento do número de casos de sífilis e sífilis congênita, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia promove, no dia 23 de setembro, o Dia Estadual de Combate a Sífilis Congênita, com o intuito de dar maior visibilidade ao assunto.

Neste dia, das 07 às 13h, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) estará com um estande na recepção da maternidade, orientando a comunidade sobre a importância da prevenção da sífilis, através do uso do preservativo. Além disso, profissionais de saúde estarão disponíveis para a realização do teste rápido da sífilis, e em caso positivo, darão início ao tratamento.

A bactéria causadora da sífilis pode gerar desde lesões em pele e mucosa e até comprometimento em múltiplos órgãos com complicações oculares, ósseas, cardiovasculares e neurológicas. Na gestante, a infecção pode ser transmitida ao bebê, o que traz sérias conseqüências para o recém-nascido a curto e longo prazo, devendo ser tratada corretamente assim que diagnosticada.

A sífilis tem cura, e a mulher internada no Iperba pode ser tratada na própria unidade, juntamente com o seu companheiro e filho. As unidades básicas de saúde também oferecem tratamento para a mulher e o homem.

Ascom Iperba
/iperba/sífilis

Notícias relacionadas